Chapada das Mesas

O parque nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental que abrange 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.


#Saída programada: Sexta a Quarta-feira.

1º Dia (Sexta): Chegada no aeroporto de Imperatriz e saída as 16h00 com destino à cidade de Carolina, distante 220 km com aproximadamente 02h30 de percurso. Pernoite na Pousada do Lajes com café da manhã.

2º Dia (Sábado): Após o café da manhã, saída pela estrada rumo ao município de Riachão. Depois de cerca de 02 horas de transfer, seguimos para o “Encanto Azul”, lugar secreto, totalmente natural. Uma pequena trilha com vegetação agreste e mais cerca de 100 metros de descida em um cânion com mata fechada, nos leva a esse lugar encantador: uma piscina natural de águas transparentes que brotam das rochas, com temperatura agradável. Retorno para o almoço e continuação para a Cachoeira de Santa Bárbara, um dos maiores saltos da Chapada das Mesas com 70 metros de altura e um delicioso poço para banho. O último lugar a ser visitado é o Poço Azul, onde o reflexo da água explica seu nome. Sua piscina natural formada por águas cristalinas é um belo convite para mergulho. Retorno à pousada no final da tarde. Pernoite.

3º Dia (Domingo): Saída pela manhã, após o café, com destino às Cachoeiras de S. Romão e Prata. O percurso é realizado em veículo 4×4 (Tipo Bandeirantes ou Land Rover) com duração aproximada de 03 horas. Uma breve caminhada nos leva a São Romão, localizada no rio Farinha, um afluente do rio Tocantins. Um grande poço formado por 25 metros de queda é ideal para deliciosos banhos. Em seguida, vamos conhecer as Cachoeiras da Prata, um conjunto de três quedas que caem em uma ampla área, formando mais um delicioso poço para banho. Revoadas de andorinhas tornam o cenário ainda mais encantador. Por volta das 16h, retorno à pousada. Pernoite.

4º Dia (Segunda): Após o café da manhã, saída pela rod. BR 230 até o ponto de parada dos veículos e entrada do Mirante da Chapada das Mesas e apreciação de “uma das paisagens mais bonitas de todas as Chapadas do Brasil”. Ali, realiza-se trilhas pela chapada conhecendo um pouco mais da vegetação e formações que compõem o Parque. Parada para almoço em loca rústico e reservado além de um refrescante banho na foz dos rios Raiz e Urupuchete. Às 15h00 continuação até a cidade de Carolina às margens do Rio Tocantins, onde faremos um passeio de barco voadeira de 22 km até a Pedra da Encantada, uma formação rochosa no meio do rio Tocantins. Após, retorno à cidade no final da tarde apreciando o pôr do sol nas mesetas da Chapada das Mesas. Chegada prevista no hotel para as 19h00. Pernoite.

5º Dia (Terça): A partir das 08h00 saída por 35 km de asfalto até o Eco Resort Pedra Caída. Chegada e briefing sobre o complexo e resort. Seguiremos a pé ou em veículo 4×4 por 2 km em uma trilha leve de vegetação típica do Cerrado até a Cachoeira do Capelão, com uma descida em meio à mata ciliar até as margens do rio onde acessaremos a cachoeira que tem este nome devido ao grande numero de macacos “capelão” encontrados no passado. Depois de tomar banho no lago transparente de tonalidade esverdeado formado pela cachoeira voltamos pela mesma trilha até ao acesso que leva a uma fenda de arenito, ao chegarmos ao outro lado da “caverna” encontra-se uma belíssima cachoeira a céu aberto onde forma um grande lago de águas transparentes. Após, saída com destino à sede e parada para almoço (não incluso). Logo seguimos por uma trilha suspensa de madeira onde poderemos contemplar o cânion com acesso à Cachoeira de Pedra Caída, um santuário esculpido em meio ao cerrado maranhense, uma das mais belas Cachoeiras do Brasil. Alguns metros de caminhada e quando o percurso parece chegar ao fim, surge uma fenda, espécie de porta natural, por onde revela-se parte do Santuário, espécie de templo de formato piramidal esculpido pela ação da água sob o arenito friável há cerca de 60 milhões de anos, por onde cai a cachoeira de 46 metros de altura. Ao final da tarde, visita ao Portal da Chapada para apreciar uma bela vista do Parque Nacional. Retorno ao hotel e pernoite.

6º Dia (Quarta): Às 08h30, saída em veículo climatizado com destino à Imperatriz.

O roteiro inclui:
*Transporte em veículo climatizado Imperatriz / Carolina / Imperatriz
*Visita ao Complexo Santa Bárbara
*Cachoeiras de São Romão e Prata
*Mirante da Chapada e Pedra da Encantada
*Lanche na trilha no 4º Dia
*Visita ao Complexo Pedra Caída
*05 noites de hospedagem em Carolina com café da manhã
*Assistência de guia local em português
*Seguro Viagem

Valores a partir de:

Hotéis previstos
Single
Duplo
Triplo
POUSADA DO LAJES / POUSADA DOS CANDEEIROS 5.314,00 2.983,00 2.439,00

 


Formas de Pagamento:

  • Parcelamento sem acréscimo: 25% de Entrada + Taxas e saldo em até 09 vezes nos cartões de credito.
  • Desconto para pagamento à vista de 3% sob a tarifa.

Observações Gerais:

  • Valores por pessoa em Reais (R$) no dia do fechamento do pacote, válidos para baixa temporada;
  • Hotéis sugeridos, estando sujeitos à modificações e disponibilidade;
  • A hospedagem nos hotéis obedece em geral ao critério internacional de horário de chegada (check in) a partir das 16h00 e de saída (check out) até às 12h00, podendo ser alterado de acordo com a política de cada hotel;
  • Parte aérea, taxas de embarque e despesas pessoais não estão inclusas no valor do pacote;
  • Valores somente cotados e sujeitos à alterações e disponibilidade no ato da reserva;
  • Consulte-nos para maiores informações sobre o pacote, condições gerais e políticas de cancelamento.
  • Entradas nos atrativos: Todos são particulares, portanto, cobram acesso e deve ser pago no ato da entrada, não estando incluso no pacote
  • Importante: Os pacotes incluem alimentação, hospedagem e seguro viagem
  • A programação poderá ser alterada mediante condições climáticas, variações de maré, mudanças de horário das embarcações ou fluxo de passageiros nos passeios
  • Limite de bagagem: 20 kg por passageiro para viagens regulares. Não garantimos embarque acima do limite permitido.
  • Os horários de passeios e traslados serão reconfirmados após as 18h00 do dia anterior ao serviço.